Medina em Marrocos

AS MEDINAS EM MARROCOS

O que são medinas?

Medina Marrocos

medina cidade tetuan marrocos

Medina significa cidade antiga . Todas as cidades tem no centro uma praça principal, ou ruas principais.

As muralhas de algumas cidades do Marrocos são de grande atração turística. Dentro delas foi onde se originou cada cidade , na época, as muralhas serviam de proteção contra os invasores e inclusive as suas portas eram fechadas pela noite. Muitas cidades no Marrocos conservam as suas muralhas ( ou parte dela) e fazem parte do patrimônio cultural de cada lugar.

Atualmente quando passamos por estas muralhas, estamos entrando na  chamada Medina da cidade ( cidade antiga) . Ali  encontramos ruas muito estreitas ( vielas) inúmeras …. que   em alguns casos necessitaremos um guia acompanhante.

Medina Marrocos

Uma das principais Medina do Marrocos é a da cidade de Fez,  que tem mais de de 9 mil ruas , e dentro dela há vários bairros. É impressionante.

A Medina esta divida por bairros, os judeus, tiveram seus bairros próprios dentro dela , são chamados de Melah, também existe o setor dos artesãos, onde podemos apreciar os artesãos fazendo pequenos móveis de madeira, gravando em bronze, etc.

O emaranhado de ruas, ruelas e becos, faz das medinas um autêntico labirinto que faz com que um simples passeio se torne por vezes num verdadeiro quebra-cabeças.

Normalmente, no centro das medinas existe uma praça principal, da qual saem várias avenidas principais que levam para o exterior das muralhas.

medina cidade marrocos

Todas as cidades tem uma e elas fazer parte do percurso turístico, ou seja, onde estão os zocos e mercados tradicionais, dentro da Medina, que , no caso de umt our guiado, pode ter certeza que o guia levará você.

Apesar das medinas mostrarem uma certa desorganização visual, na verdades estas seguem determinadas ordens urbanísticas e regras estabelecidas. Mas com certeza você verá muita gente andando de um lado pro outro, bicicletas, carrinhos de mao e até mulas .

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR EM UMA MEDINA NO MARROCOS

FORNO A LENHA

As casas que ficam dentro da medina, geralmente não possuem Forno, por isso, tradicionalmente cada bairro tem o seu forno , onde as mulheres levam o pao e doces para serem assados.

MESQUITA

Também durante a sua visita verá uma ou várias mesquistas dentro da medina . Lembre-se que na religião muçulmana os devotos devem rezar 5 vezes ao dia. Dutrante a visita, poderá ouvir o chamado ao rezos, através dos auto falantes colocados no alto do Mirador.

HAMMAN OU BANHO ÁRABE.

O banho árabe é muito tradicional em Marrocos. Antigamente as mulheres que vivam no campo iam até a cidade para tomar o Hammam, uma espécie de sauna relaxante , com muita água. é neste banho que as noivas se preparam par ao dia do casamento também. Atualmente se quiser passar umas horas relaxando  neste lugar poderá conversar com o guia, já que muitos hotéis possuem banho árabe dentro das suas instalações.

FONTE DE ÁGUA 

As fontes de água também são comuns na Medina. Antigamente, não havia agua canalizada e era o único lugar onde os seus moradores se abasteciam . Muitas delam foram mantidas e são utilizadas até hoje.

ARQUITETURA 

A arquitetura marroquina é apreciada em todas as partes da Medina, dentro destes bairros,  nos pequenos detalhes das construçoes, telhados, portas e janelas.  por isso constuma-se dizer que o Marrocos é um museu a céu aberto.

 

QUER SABER MAIS SOBRE O MARROCOS?

CONSULTE A NOSSA GUIA DE VIAGENS AO MARROCOS

BOA VIAGEM E NO REGRESSO ME CONTE COMO FOI 🙂

 

 

 

 

Sobre o Autor

client-photo-1
Mari Castilho
Apasionada por viajes, hace 16 años y me fui a vivir en Portugal y España. De ahí, estuve a un paso de Marruecos... Me enamoré por el país de los sentidos y después de muchos viajes, dejé de ser una viajera para tornarme un agente de viajes experta en el destino. Actualmente soy directora de la agencia de viajes y escribo para el blog , pues me encanta hablar de Marruecos y dar a conocer su cultura por el mundo.