fbpx
curtidores de fez

Fez Marrocos

Conhecendo Fez no Marrocos

fez marrocos
Fez Marrocos é uma cidade encantadora com diversos pontos que devem ser visitados, como labiríntica, medieval, misteriosa, antiga e surpreendente. Você sabe o que fazer em Fez no Marrocos? Descreveremos um pouco do que você precisa saber para conhecer essa cidade.

Seus atributos caracterizam-se por ser um lugar exótico, diferente e que a cada ano ganha popularidade entre os turistas. Fez tornou-se gradualmente o segundo destino turístico preferido pelos estrangeiros.

Fez é a cidade mais antiga de Marrocos, seguida por Marraquexe, considerada a cidade mais visitada do país. Repleto de riquezas e mistérios em todos os cantos, torna-se uma excelente opção para viver novas experiências.

O que você precisa saber para ter uma viagem prazerosa à Fez

O que fazer em Fez
O que visitar em Fez
Transporte em Fez
Culinária de Fez
Pontos turísticos em Fez

O que fazer em Fez: a capital cultural, religiosa e espiritual

Fez é uma cidade que permaneceu intacta desde que foi fundada no final do século VIII. Tem uma população de 1,968,150 habitantes, segundo censo de 2010 é conhecida como a cidade imperial, juntamente com três outros, tais como: Marrakech, Meknes e Rabat.
Dentro de Marrocos, é conhecida como uma cidade cultural e religiosa. Tem a universidade mais famosa para os estudantes árabes e a religião muçulmana. Isso faz com que seja um espaço obrigatório para a comunidade estudantil local.

Fez é dividida em três zonas; A primeira é ” Fès el-Bali“, seria a região mais antiga, a Medina, o que há de mais antigo dentro das muralhas. A segunda  “Fès el-Jdid“, um novo espaço onde podemos encontrar bairro judeu Mellah. E o terceiro é chamado de Ville Nouvelle, a maior área de Fez, criada pela colônia francesa.

É importante notar que Fez el-Bali é a maior Medina do mundo e foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1981 pela UNESCO.
Fez Marrocos tem seu próprio aeroporto chamado Saïss.

Reserve um roteiro de 8 dias e conheça Fez e todos os seus principais pontos turísticos.

Por que viajar para Fez?

O que motiva o turista a conhecer Fez Marrocos é a sua medina e um lugaar único, diferente que nãio há igual no mundo.  Mas outra pergunta surge automaticamente o que ver em Fez? A resposta é simples: de tudo um pouco.
Você pode sentar e beber café nos souks de Fez el-Bali ou nos terraços do Ville Nouvelle, visitar mais antigas escolas corânicas do mundo, observar um caminho de artesãos que fazem o trabalho, e observar os transeuntes, moradores, seus costumes  ou simplesmente desfrutar uma gastronomia única.

Fez é considerado um museu a céu aberto, ou seja, cada espaço é necessário para observar e dedicar tempo. Nesta cidade você pode viver uma história única, envolta em um mundo mágico longe do “normal”.

O que predomina nessa área são espaços cheios de djellaba, tapetes e luminárias espetaculares. Na localidade você viverá um momento de aventura única e incomparável.
Outro motivo que deve levar você a conhecer Fez Marrocos é a sua religião. Esta área é pioneira no culto muçulmano e tem uma das universidades mais antigas do mundo.

No campo arquitetônico, Fez representa um bom lugar para combinar o cotidiano da cidade com a arte. Tem adobe e paredes de tijolos, pátios com diferentes alturas e pilares cobertos com telhas.

O que visitar em Fez?

Um lugar que você deve conhecer é o  curtume. Apesar de ser um lugar onde o cheiro pode gerar desprazer, a combinação de cores é mágica.
Nestes espaços processam-se os couros do cordeiro, o boi, o bode e o camelo.
As cores dão à cidade uma perspectiva diferente daquela vista ao redor. Eles são baseados em covas cheias de corantes naturais.


Palácio Real de Fez

Palácio fez marrocos

O Palácio Real de Fez é uma estrutura muito antiga e grande do país.
Devido a sua magnitude, foi construído fora da cidade, originando o surgimento da nova medina.
Esta área também é conhecida como Fez el-Jdid. Este recinto foi construído no século XIV.

Como chegar a Fez Marrocos?

viagens para fez

Existem várias opções para chegar a Fez Marrocos e desfrutar de cada meio de transporte. Fez está localizado no centro do país e é a segunda cidade mais visitada do Marrocos. Graças ao aumento da popularidade desta cidade, espera-se que a expansão do aeroporto, atraia mais turistas para a cidade.

Viajar de avião
Se você quiser chegar de avião, Fez tem um aeroporto chamado Saïss, localizado a oeste da cidade. Este aeroporto permite uma conexão rápida e direta a outros locais próximos a Fez, permitindo que você conheça ainda mais.

Existem voos desde Lisboa e desde Sevilha na Espanha a Fez Marrocos.

Confira aqui um Roteiro que fizemos começando por Fez, passando pelo deserto do Marrocos e terminando em Marrakech

Depois de ter chegado de avião, pode apanhar um autocarro que liga a cidade ao aeroporto. O mais conhecido e mais rápido é o “Shuttle bus”, um serviço expresso com um custo de 20 dirhams. Existem linhas mais baratas que cobram 3.5 dirhams. A outra linha popular é 16, que é destinada à estação de trenes.

Viajar de trem
Este serviço é muito confortável e rápido. É também o mais recomendado em Marrocos e tem escalas em várias grandes cidades do país.
O que nos interessa é o Fez, que tem sua parada na área mais moderna da cidade. Você também encontrará estações de ônibus para continuar com o passeio. As rotas que envolvem Fez são:
• Trem de Marrakech para Fez.
• Duração da viagem: 7 horas e 10 minutos,
• Preço: 295 DH

• Trem de Casablanca, Casa Voyageur para Fez
• Duração da viagem: 4 horas
• Preço: 65 DH

mais informação poderá ver na própria pagina da empresa de trens em Marrocos ONCF.MA

O que fazer em Fez Marrocos?

Você pode começar relaxando nos jardins de Jnan Sbil, uma das áreas mais tranquilas de Fez, no Marrocos. Este lugar foi restaurado há pouco tempo, mas foi criado no século XVIII. Consiste em um espaço com mais de sete hectares, composto por uma bela flora e vegetação.
Outro lugar ideal para passar um tempo agradável é entre Fez-el Bali e Fez-el Jdid. Duas zonas que foram divididas, mas une suas numerosas ofertas. A primeira é a medina principal e a segunda surge da divisão devido a uma expansão.
Embora Fez-el Jdid não seja novo, foi nomeado a área moderna da cidade. Ideal para seus habitantes e turistas viajarem confortavelmente.

Culinária de Fez

O Marrocos produz uma grande variedade de frutas e legumes mediterrâneos e até mesmo alguns mais tropicais. As carnes mais comuns incluem carne bovina, de carneiro e de cordeiro, frango, camelo, coelho e frutos do mar, que servem como base para sua culinária. Aromas característicos são o picles de limão, o azeite não refinado prensado a frio e frutas secas. Ela também é conhecido por ser a culinária do Oriente Médio mais fortemente temperada.
O almoço é a refeição principal, exceto durante o Ramadã

Uma refeição típica inicia-se com uma série de saladas quentes e frias, seguida por um tajine. Marroquinos a maior parte das vezes comem com a mão direita e usam o pão como um utensílio. Muitas vezes, para uma refeição formal, segue-se um prato de cordeiro ou de frango, normalmente acompanhado de cuscuz coberto com carne e legumes. Um copo de chá com hortelã muito doce geralmente termina a refeição.

O consumo de carne de porco e álcool são considerados haraam, e são proibidas por restrições alimentares muçulmanas.

Pontos turísticos

Juderia

O bairro judeu pode ser uma opção para você. Nesse lugar você encontrará edifícios modernos e antigos, e você verá o contraste deles. Mellah é o nome desse bairro que significa “Sal” em árabe, que se refere a uma moeda comercial de anos atrás.

Este bairro segue a tradição original, que é caracterizada como uma área de comercialização de jóias e metais preciosos. Andar por esta área é uma rota diferente para fazer em Fez.

Os souks de Fez el-Bali

Os souks de Fez el-Bali são um excelente espaço para caminhar sem rumo. Esta atividade representa um bom exercício e distração para o turista. Você deve saber que essas ruas não têm ordem e que a multidão anda desenfreada. Isso pode causar estresse, então faça previsões.

Mausoléu de Moulay Idrís II 

Outra coisa a fazer em Fez é o mausoléu de Moulay Idriss II, que é foi o santuário do Rei de Marrocos durante os anos 807 e 828. Este rei é o mais venerado e Marrocos são milhares de muçulmanos que pagam tributo. Este museu é muito visitado pela influência que este rei tem diante de seus paroquianos.

Mesquita Al Karaouine

Por outro lado, a Mesquita Al Karaouine é um lugar para rezar onde os muçulmanos se reúnem. Foi fundada no ano de 859.
Esta mesquita também é conhecida como Qaeawiyyin e é um belo complexo arquitetônico. Neste lugar é a universidade mais antiga do mundo.
É considerado o lugar de excelência de aprendizagem da comunidade islâmica.

A porta de Bad Bou Jeloud

Você também encontrará um acesso principal à Medina Fez el-Bali, conhecida como o portão Bad Bou Jeloud.
Esta é a mais antiga e ao mesmo tempo a área mais charmosa da cidade.
É descrito como um portão monumental que foi construído em 1913 e consiste em três arcos em ferradura completamente simétricos.
Tem uma decoração muito bonita e design composto por azulejos azuis.

Recomendações finais

Você pode ou não optar por contratar um guia que possa orientá-lo em sua rota sem usar um mapa. Isso vai depender dos seus interesses, na minha opinião se perder nessas ruas dá mais emoção à viagem e você vai ver de outra perspectiva. Por outro lado, a medina é enorme e dificil de se locomover.

Importante: Os guias de Fez, se forma contratados para acompanhar você numa visita, com certeza vai te levar para uma loja fazer compras.
Avise-o antes de reservar caso não queira comprar, pois o preço da visita cultural ( sem compras) é mais cara, já que ele não cobrará nenhum beneficio da comissão da sua compra em alguma loja, esta prática é muito comum em todo o Marrocos.

Ainda assim, visitar Fez com um bom guia fará do seu passeio um grande dia.
Recomendamos que dedique um dia completo ou ao menos uma manha inteira para visitar a cidade.

Se quiser a Almanatour Marrocos poderá ajudar a você organizar o seu roteiro a Fez e ao Marrocos

Confira aqui mais informações sobre o Marrocos em nosso guia de viagens ao Marrocos

Rolar para cima
Open chat
Necessita Ajuda?
Olá !
Podemos Ajudar?
Powered by